top of page

Amigdalite Caseosa


O que é Amigdalite Caseosa?


A amigdalite caseosa é uma amigdalite crônica que se caracteriza por uma sensação de desconforto ou irritação frequente na garganta associada a eliminação de caseo amigdaliano e mau hálito. Ela pode estar associada até mesmo com sensação de corpo estranho ou amigdalites de repetição.



Caseo presente em tonsila (amígdala) esquerda

O que é Caseo?


O nome “caseo” deriva do latim “caseum”, que significa queijo, devido a sua semelhança com uma pequena “bolinha de queijo”. O caseo se acumula nas reentrâncias das amígdalas (criptas) e é formado por células epiteliais descamadas da mucosa oral, proteínas da saliva e restos de comida, servindo de alimento para as bactérias presentes na boca.



Como ele é?


Ele se apresenta como uma massa viscosa amarelada de odor desagradável, que pode ser expelido durante a fala, tosse ou espirros.



A escovação mantém a saúde oral evitando a proliferação de bactérias

O que eu posso fazer?


O primeiro passo é sempre melhorar a higiene oral, uma vez que as bactérias que se proliferam no caseo são as mesmas encontradas na saburra da língua. A escovação regular dos dentes e uso de fio dental após as refeições, higiene da língua com limpadores adequados e o uso de enxaguantes bucais (sem álcool) costumam trazer bons resultados.



E se mesmo assim não melhorar?


Se mesmo após todas estas medidas você continuar se sentindo incomodado, principalmente pela halitose, vale a pena marcar uma consulta com o seu médico otorrinolaringologista. A tonsilectomia (amigdalectomia) é o tratamento definitivo para este tipo de problema e possui excelentes resultados.

5.630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page